História Geral na UnB

1 de Out de 2017

Há coisa de vinte anos, fui professor substituto no curso de História, na UnB. Uma das disciplinas que ministrei foi História Social e Política Geral. Embora oferecida pelo departamento de História, era uma disciplina para alunos de outros cursos, e seu objetivo era apresentar uma visão panorâmica da história moderna e contemporânea.

Preparando o curso, lembrei de um problema que sempre me perturbou no ensino regular de História: a falta de correlações entre os diversos acontecimentos. Por exemplo, raros são os livros, ou professores, no ensino médio ou fundamental, que associam as invasões holandesas do Nordeste à guerra de independência da Holanda e à guerra dos Trinta Anos — mas aquelas invasões estavam dentro do contexto destas duas guerras.

Pensando nisso — e por ser aquela uma disciplina que pretendia, justamente, oferecer uma visão panorâmica —, adotei uma metodologia que partia do geral para o específico.

Dividi o programa em períodos aproximadamente seculares. Em cada um destes períodos, a primeira aula era uma aula panorâmica, na qual eu desenhava um mapa-múndi no quadro, e mostrava os locais mais relevantes daquele período, enfatizando as relações entre eles.

As aulas subsequentes eram mais especializadas, e colocavam a ênfase em um daqueles locais ou culturas identificados na aula panorâmica. Assim, por exemplo, no século XVII, ministrei uma aula sobre o Império Otomano.

Fiquei muito satisfeito com os resultados alcançados, mas confesso que sempre ficava insatisfeito com os mapas que eu esboçava no quadro.

Hoje, encontrei este vídeo. Como seria útil em um curso como o que eu ministrei! Espero que outros professores possam aproveitar vídeos assim em suas aulas.

Somente assinantes podem enviar comentários.

Assine agora!

Já tem uma assinatura? Entre!

LC, o Quartelmestre

Também conhecido como Luiz Cláudio Silveira Duarte. Escritor, poeta, pesquisador, jogador, polímata, filômata... está bom para começar.