Trump e o Kobayashi Maru
Em 1982, um dos melhores longa-metragens com a tripulação original da Enterprise chegou aos cinemas. Em meio à história principal, fomos apresentados ao Kobayashi Maru, o foco de um exercício de comando na Academia da Frota Estelar. O exercício é um no-win scenario; o objetivo do teste é avaliar como um cadete se comporta em uma situação que não tem solução.
Durante o filme, descobrimos que o capitão James T. Kirk, comandante da Enterprise, foi o único cadete a vencer o exercício, reprogramando o computador que o controlava… trapaceando, em suma. O filme não dava maiores detalhes.
Alguns anos depois, em 1989, foi publicado o livro Kobayashi Maru, de Julia Ecklar, no qual ela oferece uma narrativa detalhada de como o cadete Kirk enfrentou o exercício. Recomendo o livro, de leitura muito agradável.
Mas o ponto que me interessa hoje é o método usado na trapaça. Depois de reprogramar o computador, o cadete Kirk apresentou-se para repetir o exercício. Quando as naves inimigas apareceram, ele surpreendeu colegas e examinadores quando entrou em contato com o comandante inimigo. Ao receber o ultimato do inimigo, ele respondeu apenas “Quero informar a vocês que eu sou o capitão James T. Kirk.”
O comandante inimigo responde, atordoado: “O quê? Estamos enfrentando O famoso CAPITÃO KIRK???” e imediatamente negocia uma retirada.
Para quem acompanhou os muitos anos de arrogância e vaidade do personagem (e, ao que parece, do seu ator), a brincadeira da autora é absolutamente fidedigna.
Por que lembro disso? Recentemente, a vida imitou a arte, mais uma vez.
As notícias da frente de combate contra o Estado Islâmico mostram que o plano, concebido durante o governo Obama, e que está em execução há mais de um ano, está tendo bons resultados.
Em 17 de outubro, durante uma entrevista, Donald Trump estava enumerando os sucessos contra o Estado Islâmico, e dizendo que isso nunca havia acontecido antes. O entrevistador perguntou por que.
Sua resposta: “Porque antes Trump não era o presidente.”
http://edition.cnn.com/2017/10/17/politics/trump-isis-raqqa/index.html
Somente assinantes podem enviar comentários.
Assine agora!Já tem uma assinatura? Entre!