O Triunfo da Sombra

Proposta para uma campanha de RPG.

blog 22 de Dez de 2022

Em 1999, eu tinha pouco mais de dez anos de experi√™ncia com RPGs, majoritariamente como mestre. Eu havia come√ßado em 1986, com um sistema improvisado ‚Äď hoje seria chamado homebrew --, inspirado na narrativa de The Lord of the Rings e jogado sobre um mapa da Terra M√©dia, que eu havia desenhado √† m√£o, com hidrocores e l√°pis-cera, em uma cartolina escolar branca.

Esta primeira tentativa foi um desastre, j√° que eu basicamente n√£o dei espa√ßo para os jogadores de fato participarem da narrativa: foi um perfeito railroading. At√© ent√£o, eu e meus amigos hav√≠amos lido um pouco sobre RPGs, nas raras publica√ß√Ķes estrangeiras a que t√≠nhamos acesso. Mas, no ano seguinte, meu amigo Adriano me trouxe de presente a caixa de um sistema de RPG completo: justamente o MERP, Middle-Earth Roleplaying, da Iron Crown Enterprises. Logo come√ßamos a jogar e, durante muito tempo, a Terra M√©dia era o ambiente das nossas aventuras, at√© ceder espa√ßo a outros.

Na década de 1990, Christopher Tolkien começou a publicar mais textos inéditos de seu pai, começando pelos dois volumes do Book of Lost Tales. Era o início de uma série que chegou a doze volumes (mais um índice), The History of Middle-Earth.

Minha imaginação voltou a ser incendiada pela riqueza e profundidade da obra de Tolkien. Nesta época, eu já estava bem ativo no mundo digital; o BBS Cliffhanger havia sido desativado, mas eu frequentava os principais newsgroups de RPGs da Usenet e algumas listas especializadas de e-mail. Uma destas era dedicada ao MERP.

Foi para lá que eu enviei uma proposta para uma história alternativa da Terra Média, com o ponto de divergência durante a passagem da Companhia do Anel por Moria. A missão da Companhia fracassa, e Sauron recupera o Anel Um, vencendo a Guerra do Anel antes mesmo que ela começasse. Dei a esta campanha sombria o nome O Triunfo da Sombra.

A proposta foi bem recebida, e os membros da lista deram sugest√Ķes bastante interessantes. Fui fazendo anota√ß√Ķes e aperfei√ßoando a proposta. Desde o in√≠cio, meu prop√≥sito era resgatar diversas das ideias de Tolkien sobre o destino da Terra M√©dia e dos filhos de Il√ļvatar. Ao longo das d√©cadas nas quais escreveu as muitas hist√≥rias da Terra M√©dia, Tolkien usou diferentes perspectivas, por vezes mutuamente contradit√≥rias. Assim, nunca pretendi fidelidade ao seu legado, mas sim ser inspirado por ele ‚Äď nos termos que ele mesmo definiu, √© uma subcria√ß√£o.

Ao longo dos anos seguintes, v√°rias vezes iniciei itera√ß√Ķes da campanha, com grupos diferentes de jogadores, e usando sistemas de regras variados: MERP/Rolemaster, GURPS, Burning Wheel, e Hero.

A √ļltima vez em que a joguei foi tamb√©m a √ļnica vez em que consegui lev√°-la at√© o fim. Durou um ano e meio, de meados de 2016 a dezembro de 2017, com um grupo de jogadores experientes e muito afinados. O resultado foi maravilhoso, provavelmente minha melhor experi√™ncia em um RPG at√© hoje.

Recentemente, voltei a investir meu tempo nesta campanha, procurando aproveitar algumas ideias que não cheguei a usar antes. Tive a alegria de juntar um novo grupo de jogadores experientes e entusiasmados, e penso que teremos uma campanha excelente. Mais uma vez, estamos usando o sistema Hero (6a edição) para as regras, além das plataformas Roll20 (para a ação) e Discord (para a comunicação).

A maior novidade desta itera√ß√£o √© que vamos passar a transmitir ao vivo as nossas sess√Ķes, pelo Twitch. Por conta disso, montei uma estrutura para que interessados possam acompanhar a nossa campanha.

Então, convido você a nos acompanhar, usando os vários meios disponíveis:

Sess√Ķes

Voc√™ pode assistir as sess√Ķes pelo meu canal no Twitch, https://twitch.tv/quartelmestre. Fizemos uma sess√£o at√© agora, no dia 9 de dezembro; somente depois disso veio a ideia de transmitirmos as sess√Ķes pelo Twitch. A pr√≥xima sess√£o ser√° no dia 30 de dezembro; o canal agenda, no servidor Discord (mais abaixo) traz a programa√ß√£o atualizada.

Combinamos que as sess√Ķes de jogo ser√£o sempre nas noites de sexta-feira, de 20:30 h a 22:30 h. Fique √† vontade para nos assistir pelo Twitch, e para participar usando o chat de l√°. Se tivermos um p√ļblico bom e engajado, h√° at√© a possibilidade de o canal ser monetizado, ent√£o sua participa√ß√£o ser√° muito √ļtil.

Conversas

Apenas uma parte da campanha acontece nas sess√Ķes online. Outras partes acontecem pelo Discord, em https://discord.gg/vWVXyPZzpg. Visitantes s√£o muito bem-vindos, mas podem apenas ler a maior parte do conte√ļdo l√°; apenas no canal de entrada podem escrever mensagens.

Textos

Você pode ler os textos da campanha em nosso quase-wiki, disponível em https://book.lcduarte.com/shelves/o-triunfo-da-sombra/.

Palavras-chave

LC, o Quartelmestre

Tamb√©m conhecido como Luiz Cl√°udio Silveira Duarte. Escritor, poeta, pesquisador, jogador, pol√≠mata, fil√īmata... est√° bom para come√ßar.