ROMAMOR
O mundo de ROMAMOR é inspirado na Roma histórica, um século antes do império – durante a República que Caesar e outros oligarcas destruíram.
Inspirado: é uma história alternativa, e não a história romana que conhecemos. Em ambas, os três primeiros séculos da República foram o palco do Conflito das Ordens, que opôs patrícios e plebeus, ambos tentando impor sua visão de como devia funcionar o Estado romano.
Mas, na história alternativa, houve outro conflito paralelo ao Conflito das Ordens. As mulheres romanas conduziram sua própria luta, também procurando afirmar a sua participação no Estado e na sociedade.
Mais de três séculos após o início da República, as duas lutas tiveram sucesso, mas com resultados práticos distintos. Plebeus e patrícios têm quase exatamente os mesmos direitos: apenas algumas poucas funções sacerdotais especiais permanecem privativas de patrícios. Por outro lado, a popular e poderosa magistratura dos tribunos da plebe é vedada a patrícios – a tal ponto que alguns se fazem adotar por famílias plebeias, em busca de uma base sólida para suas carreiras políticas.
Por sua vez, mulheres e homens têm os mesmos direitos e deveres formais; mas a realidade ainda está bem distante da formalidade, e as mulheres precisam lutar, constantemente, em busca da materialização de seus direitos, contra uma sociedade marcadamente machista e conservadora.
O nome
O nome ROMAMOR tem duas dimensões complementares. Por um lado, é o nome do nosso mundo virtual, e serve para distingui-lo da Roma histórica. Nela, a inversão do nome da cidade (“Amor”) era considerada uma palavra mágica e poderosa – o “nome secreto” de Roma.
Dentro da história alternativa do nosso mundo virtual, a luta das mulheres em busca de participação na República representava uma “inversão” dos seus papéis tradicionais e submissos. Por isso, elas adotaram a inversão do nome da cidade como a marca de insubmissão.
Graças aos sucessos obtidos até agora nesta luta, ROMAMOR passou a ser a sigla usada para identificar a República – em inscrições, documentos, nos estandartes das legiões, etc. Neste mundo, ROMAMOR substitui o famoso SPQR da Roma histórica.
A criação
ROMAMOR está sendo desenvolvido como um MUD/MUSH: um tipo de mundo virtual, multiusuário, usando apenas texto. Eu estou codificando o servidor deste mundo, e pretendo abrir em breve a possibilidade de participação para outras pessoas.
Eu espero que esta seja uma história participativa e colaborativa, criada a partir de uma pluralidade de ideias e de pontos de vista. ROMAMOR oferece a possibilidade de explorarmos, em um mundo virtual e imaginado, situações e problemas muito relevantes para o nosso mundo real.
Por enquanto, este texto aqui é apenas um teaser; mas eu vou ficar muito feliz em poder contar com a sua colaboração na criação deste mundo alternativo.
Ave atque vale!