Lucretia

romamor 8 de Jul de 2023

O mito

Conforme a mitologia cívica romana, o evento que disparou o fim da monarquia foi um estupro. Sextus Tarquinius, filho do rei Lucius Tarquinius Superbus, estuprou Lucretia, esposa exemplar de Lucius Tarquinius Collatinus (um primo do rei). No dia seguinte, Lucretia denunciou o crime, e se matou na frente de seu pai e outras pessoas – para expiar sua vergonha, e para inflamar o desejo de vingança. As principais famílias de Roma se uniram, expulsaram o rei e sua família, e proclamaram uma República. Collatinus foi um dos dois primeiros cônsules do novo Estado romano.

Este é o mito, conforme transmitido até nós por autores latinos e gregos. O estupro de Lucretia e o seu suicídio tornaram-se temas recorrentes na literatura e em outras artes, desde a Antiguidade. Mais uma vez, um ato de violência contra uma mulher era transformado em um mito de origem, e em base para criações artísticas.

Mas mitos se transformam, como todas as narrativas, especialmente as relevantes e poderosas. E a transformação do mito de Lucretia torna-se, por sua vez, o mito de origem para ROMAMOR.

O conto

Lucretia estava no átrio, realizando uma oferenda de espelta aos Lares da casa de Lucius Tarquinius Collatinus. Ouviu o som de alguém batendo à porta, no vestíbulo, e ouviu o som discreto dos passos do escravo que foi ver quem chamava; mas o rito já começara, e ela não o interrompeu.

Palavras-chave

LC, o Quartelmestre

Também conhecido como Luiz Cláudio Silveira Duarte. Escritor, poeta, pesquisador, jogador, polímata, filômata... está bom para começar.