Âncoras

etipico 18 de Ago de 2023

Eu sou um perpétuo curioso, e a minha curiosidade se estende a muitos assuntos. Um amigo me definiu como “especialista em generalidades”. Há alguns anos, um dos meus filhos do coração disse que eu era seu “personal Google”.

Com toda esta curiosidade, é curioso que eu quase não tenha procurado informações sobre o transtorno esquizotípico. Li um pouco sobre ele, à época que recebi o diagnóstico, e mais nada em quase vinte anos – até eu me decidir a realizar este projeto.

Não escondo minha doença de outras pessoas… mas, pelo visto, eu a escondo um pouco de mim mesmo.

De todo modo, agora estou lendo um pouco sobre este transtorno. Ele foi “oficializado” em 1980; antes disso, já era discutido, mas era considerado um estágio preliminar no percurso para a esquizofrenia. Esta possibilidade era a maior preocupação da minha psiquiatra, quando ela apresentou este diagnóstico.

Claro, tornou-se também a minha. Alguns anos depois disso, eu estava me sentindo tão abalado e tão abatido, que cogitei seriamente pedir a minha interdição judicial; eu tinha um medo-certeza que estava mesmo a caminho de um quadro muito mais grave.

Mas este não foi o caminho que eu segui, pelo menos até agora. Consigo identificar vários motivos para isso.

Palavras-chave

LC, o Quartelmestre

Também conhecido como Luiz Cláudio Silveira Duarte. Escritor, poeta, pesquisador, jogador, polímata, filômata... está bom para começar.