Jogando com a Revolução
Fruto de uma conversa sobre como mostrar a Revolução Industrial para uma turma de alunos.
No grupo Ludus Magisterium, apareceu hoje a pergunta de um colega:
A escola pediu a mim a criação de um jogo que combine as minhas aulas de História com as da professora de Matemática. Como irei ensinar às turmas o conteúdo “Revolução Industrial”, alguém teria uma ideia pra me ajudar?
A pergunta me disparou a criatividade, e rascunhei rapidamente uma ideia. Não a desenvolvi, mas adorarei saber se ela for útil para alguém.
—
Divida a turma em grupos de dois ou três alunos, e eles vão ter que fazer uma série de exercícios matemáticos. Cada grupo representa uma atividade econômica – por exemplo, um grupo são indústrias de tecelagem, outro são companhias de transporte, outro são produtores agrícolas, e assim por diante.
Você pode apoiar meu trabalho, com uma assinatura gratuita ou paga
Subscribe now!Are you a subscriber? Sign in!
Em um exercício, cada um dos grupos recebe informações sobre quais são os seus custos para compra de insumos, custos operacionais, trabalhistas, demanda, e assim por diante, e têm que calcular o lucro anual da sua atividade.
O primeiro exercício mostra a situação pré-Revolução Industrial. Os exercícios sucessivos mostram o impacto dos avanços tecnológicos, bem como a nova abundância de capital financeiro.
A professora de Matemática cria os exercícios, claro. O importante não é que os números sejam historicamente corretos, e sim que dêem aos alunos a sensação das grandezas envolvidas.
Somente assinantes podem enviar comentários.
Assine agora!Já tem uma assinatura? Entre!