Desconferências no Neuroludens

O que são desconferências?

https://quartelmestre.com/blog/desconferencias-no-neuroludens/

Desde ontem, estou participando do Neuroludens, um congresso organizado pelo grupo de pesquisas do mesmo nome, formado por pesquisadores de Neuropsicologia e de Design. O foco do nosso congresso é o uso de jogos como ferramentas em intervenções.

O congresso continua hoje e amanhã. Nos dois dias, vamos realizar quatro unconferences, ou “desconferências”, procurando envolver o máximo de participantes do congresso.

https://en.wikipedia.org/wiki/Unconference

De forma simplificada, desconferências são eventos mais informais do que conferências. Sua principal vantagem é envolver diretamente os participantes do evento, reduzindo ou eliminando a diferença entre apresentadores e plateia.

No caso específico do Neuroludens 2024, além de conceder agência e um papel ativo aos participantes, também vamos explorar o aspecto lúdico das desconferências.

Há vários formatos de desconferências. Porém, vários deles são orientados a tarefas, ou problemas específicos, e portanto não são diretamente relevantes para nosso evento. No nosso caso, selecionamos dois formatos.

World Café (Cafezinho)

O Cafezinho é uma forma semi-estruturada de conversas, orientada para compartilhamento de conhecimentos. Tipicamente, os participantes estão divididos em grupos informais, como em um café; em cada grupo, as pessoas contribuem suas respostas a uma questão geral, aberta.

https://en.wikipedia.org/wiki/World_café_(conversation)

Não há um objetivo a ser alcançado, e nem há a necessidade de registrar as discussões. A própria conversa é o foco.

Durante as desconferências no formato Cafezinho, teremos uma equipe de facilitadores. Seu papel não é o de organizar ou conduzir a conversa, e sim incentivar a participação. O facilitador ideal está inteiramente presente, e completamente invisível, mantendo o espaço para que os participantes possam interagir.

Teremos três Cafezinhos durante o Neuroludens 2024. Para o primeiro, vamos propor o tema:

Que jogos marcaram a sua vida, e por quê?

A ideia é ajudar a entrosar os participantes, ao mesmo tempo que os envolve direta e pessoalmente com o nosso principal objeto.

Fishbowl (Aquário)

A última desconferência, amanhã, é um outro formato: o Aquário. O Cafezinho é uma série de conversas paralelas; mas o Aquário é uma grande conversa compartilhada.

https://en.wikipedia.org/wiki/Fishbowl_(conversation)

O Aquário acontece em uma área mais ampla, com cadeiras arrumadas em círculos concêntricos. No centro da área, cinco cadeiras formam um círculo central.

Quando o Aquário começa, quatro participantes ocupam o círculo central, mantendo a quinta cadeira vazia, e começam a conversar sobre o tema proposto.

A qualquer momento, um participante sentado em um dos círculos pode se dirigir ao centro, e sentar na cadeira vazia. Quando isso acontece, um dos quatro que já está lá, voluntariamente, se levanta vai para uma cadeira dos círculos. Assim, sempre há quatro participantes no espaço central, e uma cadeira vazia, convidando – desafiando! – outros a participarem diretamente da conversa.

O nosso Aquário vai ser a penúltima atividade do congresso, logo antes da mesa-redonda de encerramento; o seu tema inicial será o debriefing do Neuroludens, suscitando discussões, críticas e propostas para o futuro.



2024 Luiz Cláudio Silveira Duarte https://quartelmestre.com
O conteúdo destas páginas pode ser utilizado conforme os termos da licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.