Estreia
Primeira experiência pública do projeto ROMAMOR.
Ontem, participei da primeira partida de RPG do projeto ROMAMOR. Fiquei extremamente feliz com o resultado, e com a resposta muito positiva dos participantes.
A mesa aconteceu em um evento, realizado na Ludoteca BGC, e organizado pelo grupo Green Peanuts. Tive a participação de quatro jogadores – Volnei, Gabriela, Kimberly e Beatriz.
Para as regras, usamos o Drama System. Funcionou exatamente como eu esperava. Como as situações que eu estou criando neste mundo não são de ação e aventura, o foco do DS em cenas dramáticas era bem o que eu queria. Propositalmente, evitei cenas procedurais, mantendo a atenção no drama.
A narrativa ficou ótima! Os quatro pegaram facilmente as ideias dos seus personagens, e os conflitos entre eles, e decolaram! O mais interessante é que a trama resultante ficou muito parecida com os acontecimentos históricos daquele ano, em Roma. Eu achei que o foco seria um conflito entre dois personagens políticos, mas a narrativa que criamos focou em uma questão diferente. Sim, foi usada como ferramenta política, mas também tocou em aspectos fortes da estrutura machista da sociedade romana – e da nossa.
No próximo dia 29, na UnB, teremos uma nova sessão. Esta vai acontecer na Biblioteca Central, às 19:00h. Vou dar uma boa pensada nos resultados de ontem; ainda tenho que decidir se reutilizo o material, ou se crio uma base para uma nova história.